Perguntas Frequentes

O que é a Escola Virtual de Atores?
A Escola Virtual de Atores é um site que disponibiliza uma Oficina de Teatro à distância de forma inovadora e eficaz e que, através da sua modalidade de ensino/aprendizagem, que não requer a presença simultânea do professor e do estudante no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo, permite ao estudante desenvolver o seu trabalho de forma autônoma, embora inserido numa turma virtual, designada por “comunidade”. Por se desenvolver num ambiente Web, os participantes dispõem de ferramentas de comunicação que permitem interagir e se comunicar com os colegas.

Em que se diferencia do ensino presencial?
Contrariamente ao que acontece no ensino presencial, que obriga o estudante a frequentar aulas num local e horário preestabelecidos, no ensino à distância o estudante desenvolve o seu trabalho de forma autônoma, determinando o seu próprio horário, local e ritmo de trabalho. Ainda se diferencia por ter um conteúdo completo somente encontrado nas melhores escolas de São Paulo e do Rio de Janeiro e por ter um custo muito inferior ao de uma escola presencial. A Escola Virtual de Atores possibilita levar este conteúdo primoroso, elaborado por especialistas que atuam no eixo Rio - São Paulo, aos lugares mais remotos do Brasil.

Quem são os meus professores?
Na Oficina de Teatro a professora será a atriz e apresentadora Alessandra Venansi, e o conteúdo da Oficina foi elaborado por uma equipe de professores coordenados pelo diretor de Cinema Guilherme Dantas e pela professora de Artes Dramáticas Pâmela Piteri.

Esta Oficina é gratuita?
Não! existe uma taxa de R$ 146,00 (cento e quarenta e seis reais) para inscrição. A Oficina é composta por 14 aulas intensivas com uma carga horária total com cerca de 70 horas, o que equivale a um curso presencial intensivo, ou seja, este custo é extremamente baixo em relação aos cursos presenciais e/ou Oficinas Itinerantes que podem aparecer em sua cidade esporadicamente e visa a manutenção do site, servidores, e o contínuo desenvolvimento para que este conteúdo e outros estejam sempre à disposição de todos os brasileiros que se interessem pela cultura.

Que ferramentas preciso utilizar?
Para que possa desenvolver o trabalho à distância, o estudante deverá ter acesso a um computador pessoal com conexão à Internet, de preferência, com banda larga; também precisará de um processador de texto padrão.

Quantas horas preciso estudar por dia?
Estudar à distância requer a mesma disciplina dos estudos em uma sala escolar, embora se caracterize pela flexibilidade de horário e autonomia. As aulas em vídeo não são longas, porém, os exercícios complementares a cada uma delas exigem de 3 a 4 horas para serem executados, incluindo pesquisas e outros vídeos complementares.




Em que horário são as aulas?
Você decide a hora das aulas e exercícios, sendo que existe um intervalo mínimo de 24 horas após a entrega dos exercícios para que você tenha acesso à próxima aula, pois é imprescindível que você possa ter tempo para se dedicar aos exercícios, pois eles são extremamente importantes para para a fixação do conteúdo de cada aula.



Onde posso assistir às aulas?
Assim que seguir os procedimentos para inscrição, você receberá um e-mail com as instruções para entrar na “Sala de Aula”, onde terá acesso às aulas, fórum e comunidade através do uso de qualquer computador que tenha conexão com a Internet. É importante que você esteja totalmente disponível no momento da aula e que tenha esse tempo dedicado exclusivamente a ela, pois cada aula será exibida uma única vez, da mesma forma que uma aula de uma escola convencional.

Tenho que participar de aulas presenciais?
Não, nosso curso é inteiramente online, você não deverá comparecer em nenhum local físico para aulas presenciais ou avaliações. Porém, existem exercícios com a proposta que você faça apresentações específicas para grupos de crianças e família e/ou amigos, sobre as quais vamos orientá-lo no sentido de como e quando fazê-las.

Existe controle de assiduidade?
Sim, o sistema de monitoramento do site sempre indicará sua periodicidade e execução da Oficina, e serão enviadas mensagens através dos gestores do site no caso de intervalos extensos.

Como sei se tenho jeito para ser um aluno à distância?
A Oficina de Teatro da Escola Virtual de Atores tem um perfil diferenciado e exclusivo para que as aulas e exercícios em vídeo simulem um curso presencial, e ainda disponibilizam as comunidades para formação de grupos de estudo em sua cidade para que haja interação entre os alunos. Veja orientações nos Termos de Uso na hora da inscrição.

Não vou me sentir muito isolado e sozinho?
Pelo contrário, através do fórum e da comunidade virtual de sua cidade, você pode fazer novos amigos e formar um grupo com estudantes de sua cidade e/ou ainda indicar este curso para amigos que tenham interesse e fazer os exercícios juntos. Veja orientações nos Termos de Uso na hora da inscrição.

Como posso me candidatar a um curso à distância?
Basta clicar em “INSCREVA-SE”, no menu acima da página, preencher o cadastro e seguir as orientações para concluir a inscrição e poder iniciar os estudos na Oficina de Teatro.

Onde posso me matricular/inscrever?
No próprio site www.escolavirtualdeatores.com.br, é só clicar no item “INSCREVA-SE” e seguir as orientações.

Ainda tenho dúvidas; a quem posso me dirigir para saná-las?
Você deverá mandar um e-mail com sua dúvida para: oficina@escolavirtualdeatores.com.br